O futuro do E-commerce: Descubra o Headless Commerce

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O futuro do E-commerce: Descubra o Headless Commerce

Publicado em 19 de maio de 2023

Se você ainda não se deparou com o termo “headless commerce”, não se preocupe, em breve você será impactado por essa expressão. O headless commerce está se tornando cada vez mais popular e é considerado um dos caminhos para as novas mudanças no mundo do comércio eletrônico. Com o comércio online em constante crescimento, novas tecnologias estão surgindo para tornar os negócios mais lucrativos, simplificados e acessíveis tanto para clientes quanto para empresas.

Mas como os varejistas online podem acompanhar essas tendências e se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas? E como as plataformas de comércio eletrônico podem atender às demandas dos clientes modernos? É aí que entra o headless commerce.

Em termos simples, a arquitetura headless consiste na separação da camada de apresentação frontend do site – que inclui itens como cores e estilos de texto, imagens, gráficos e tabelas, botões, etc. – da funcionalidade de comércio eletrônico back-end – preços, infraestrutura, segurança, checkout, etc. Isso significa que a parte que o usuário vê no navegador da web é separada do back-end, que é executado em um servidor em algum lugar.

O que é o headless commerce?

Ao separar a camada de apresentação (front-end) do site do back-end, os desenvolvedores podem usar sua tecnologia de front-end preferida para oferecer experiências de conteúdo de alta qualidade. Isso permite que eles se conectem facilmente a uma solução de back-end que gerencia todas as funcionalidades da loja online.

De acordo com a Forbes, mais de US$ 1,65 bilhão em financiamento foi levantado para tecnologias headless apenas em 2020-2021 – e à medida que mais empresas de comércio eletrônico correm para acompanhar as tendências atuais, esse número tende a crescer.

Principais diferenças em relação ao modelo tradicional

Nas soluções tradicionais de comércio eletrônico, o back-end e a interface do site são integrados em um único sistema. Portanto, se você quiser alterar a interface, também precisa garantir que o back-end seja adaptado para se adequar. Em resumo, o front-end e o back-end de um comércio eletrônico estão funcionalmente interligados, e qualquer alteração em um afetará diretamente o outro.

Com o headless commerce, você tem a liberdade de escolher a tecnologia de front-end que melhor se adequa aos seus objetivos atuais e futuros. Isso permite que as empresas criem experiências ainda mais ricas para os clientes, sem ficarem limitadas pela tecnologia do back-end.

Além disso, com o headless commerce, você pode alterar a aparência e o design da sua loja sem afetar o funcionamento do back-end. Essa flexibilidade permite criar uma experiência de compra única para os consumidores.

Múltiplos front-ends

Uma das principais vantagens do headless commerce está na flexibilidade do desenvolvimento do front-end. Como o headless commerce fornece apenas uma interface por meio de APIs para o front-end, é possível conectar várias tecnologias, como sites, aplicativos móveis, PWAs, smartwatches e outros.

Isso requer apenas um sistema para processar as informações usando uma plataforma de headless commerce desacoplada. Como resultado, é necessário menos esforço de desenvolvimento para dar suporte a todos os pontos de contato, e a consistência pode ser mantida entre eles.

Integrações mais fáceis e melhor experiência

Continuando com o tema da flexibilidade, a interface genérica fornecida por meio de APIs permite integrações mais fáceis de sistemas, tanto internos quanto externos. Por exemplo, você pode adicionar um novo gateway de pagamento fazendo chamadas para uma nova API. Essa flexibilidade também se estende às integrações em constante evolução, reduzindo o bloqueio de fornecedores e criando mais oportunidades para testar novos serviços.

O resultado é um conjunto de ferramentas mais interessante. Além disso, oferecer métodos de pagamento diferentes para segmentos específicos de clientes pode melhorar a taxa de conversão. Com o crescente número de ferramentas de e-commerce disponíveis, a capacidade de testar e integrar rapidamente essas ferramentas pode ter um grande impacto nos resultados dos negócios.

Ao dissociar o back-end do front-end, as empresas podem criar experiências personalizadas de front-end adaptadas ao seu público específico, sem precisar limitar a experiência do usuário para corresponder ao back-end. Isso resulta em uma experiência do usuário significativamente melhor e pode ajudar as empresas a se diferenciarem de seus concorrentes.

Por que você deve considerar o headless commerce para o seu negócio?

Hoje em dia, as empresas não podem se limitar a um único canal de vendas. Elas precisam adaptar as experiências para diferentes canais, como telefones celulares, tablets, IoT e outros dispositivos, mantendo a experiência geral de compra consistente em sua marca ou empresa. Essa tarefa pode ser complicada com plataformas de comércio eletrônico tradicionais e, às vezes, até impossível devido a sistemas pesados e restritivos.

No entanto, o headless commerce não é apenas uma forma de separar o front-end. Na verdade, existem algumas características básicas que o diferenciam dos outros modelos existentes, como:

Customização e personalização: O headless commerce permite transformar a visão criativa do seu designer em realidade sem se deparar com várias restrições. Em outras palavras, você pode usar diferentes modelos e temas para o front-end de cada canal separadamente.

Desempenho aprimorado: o modelo headless commerce pode melhorar o desempenho do seu site, pois não precisa carregar toda a plataforma de comércio eletrônico toda vez que um visitante acessa o site.

Maior segurança: caso o seu site seja invadido, a plataforma não será afetada e seus dados permanecerão seguros e protegidos.

Maior escalabilidade: a arquitetura headless torna sua plataforma mais escalável do que o comércio eletrônico tradicional. Você pode adicionar facilmente mais produtos, usuários e recursos ao seu site sem se preocupar com o desempenho, pois o back-end reside em um servidor separado.

Além disso, a escalabilidade é aplicada apenas ao conteúdo específico necessário. Com o front-end e o back-end separados, é possível dimensionar apenas os serviços que exigem maior escalabilidade. Por exemplo, se o front-end precisar de mais recursos, é possível escalá-lo independentemente.

Flexibilidade: A arquitetura escalável facilita as modificações (você não precisa se preocupar com o impacto em outras partes do sistema). Com a arquitetura headless, você também poderá reagir rapidamente às novas tendências de mercado com um custo mínimo de desenvolvimento de back-end (graças à facilidade de trocar as interfaces do mesmo sistema).

Economia a longo prazo: Pode parecer que optar pela arquitetura headless pode ser mais caro do que as plataformas tradicionais de comércio eletrônico. Com o tempo, no entanto, você poderá economizar tempo da sua empresa personalizando seu site e reagindo rapidamente às tendências do mercado, graças à flexibilidade e agilidade aumentada proporcionadas por uma solução headless commerce.

O headless commerce, sem dúvida, traz muitos benefícios na construção de uma loja online, apesar de ser uma mudança arquitetônica aparentemente simples. A verdadeira questão central é que a flexibilidade de desenvolver em cima de uma plataforma headless se traduz em maior experimentação com novos recursos e integrações. E o mais importante, de forma rápida e fácil. Desde que a empresa esteja preparada para implementar essas mudanças, adotar o modelo headless commerce pode ser um diferencial competitivo real.

A Bonidev já possui experiência no desenvolvimento de comércio eletrônico utilizando o modelo headless e conta com uma equipe especializada tanto no back-end quanto no front-end. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a alavancar o seu negócio.